A Enel Brasil vai suprir com energia renovável metade de todo o consumo do Portobello Grupo no Brasil. O contrato, com duração de 15 anos, prevê o fornecimento de um volume máximo de 10 Megawatts Médios (MWm), o que equivale ao consumo de 87,6 GWh/ ano.

A parceria entre o Portobello Grupo e a Enel Brasil segue o modelo de autoprodução por equiparação. Nesta modalidade de negócio, o consumidor, neste caso o Portobello Grupo, detém uma participação acionária na usina de geração limpa responsável pela produção da energia necessária para atender parcial ou integralmente o seu consumo.

Com isso, o Portobello Grupo se tornou sócio da Enel Brasil na usina eólica Ventos de Santa Esperança 21, que pertence ao Complexo eólico Morro do Chapéu Sul II, construído e operado pela Enel Green Power, braço de geração renovável da Enel. Com capacidade instalada de 353 MW, Morro do Chapéu Sul II está localizado nos municípios de Morro do Chapéu e Cafarnaum, na Bahia, e possui ao todo 84 aerogeradores.

Para o country manager da Enel no Brasil, Nicola Cotugno, a missão da Enel é atuar como facilitadora da transição energética ao oferecer soluções de autoprodução para parceiros como a Portobello, e com isso diversificar o modelo de negócios para atender às necessidades dos clientes, aliando economia e sustentabilidade.

A negociação com o Portobello Grupo foi conduzida pela Enel Trading, comercializadora da Enel no mercado livre de energia. O modelo de negócio formatado pelas empresas prevê que a Enel Trading pode comercializar no mercado livre o excedente de energia produzida pela usina, após o atendimento do volume contratado pelo Portobello Grupo. A autoprodução de energia proporciona ao consumidor redução de encargos setoriais, além de outras vantagens competitivas oferecidas no mercado livre de energia, como a previsibilidade de preços e a livre negociação de condições contratuais. Além disso, o modelo contribui diretamente para a expansão do uso de fontes renováveis na matriz energética, descarbonizando os processos produtivos dos consumidores e sinalizando aos stakeholders compromissos mensuráveis atrelados à agenda ESG.